
Profilaxia dental
É feita por um cirurgião dentista. Difere-se da limpeza diária porque é feita com materiais e produtos específicos, encontrados somente nos consultórios odontológicos.
Além disso, o profissional também higieniza a parte subgengival de cada dente, tornando a limpeza mais refinada, evitando riscos de doenças periodontais e bucais, por isso, tão procurada por quem quer manter a boca saudável e limpa.

Processo de limpeza no consultório
Tartarectomia: é uma raspagem radicular e também da superfície do dente, que envolve a remoção de tártaro e placa bacteriana da superfície dos dentes e da área da bolsa entre os dentes e gengivas. O profissional pode lançar mão tanto de instrumentos eletrônicos ultrassônicos, quanto de ferramentas manuais de raspagem, as curetas. Após essa etapa é feito um jateamento com bicarbonato de sódio para a remoção completa da placa bacteriana e do tártaro, além de dar polimento e proteção ao dente.
Por fim, é feito uma escovação completa com escovas de Robinson e pasta profilática, ambas encontradas apenas em consultório, uso de fio dental e aplicação de flúor para remineralizar e fortificar os dentes.
Após o processo de limpeza, é aconselhável ao paciente, aguarda pelo menos duas horas antes de comer e beber novamente para que o flúor penetre e haja de forma mais adequada.
Clareamento Dental
Muitas pessoas não gostam de seus sorrisos por conta dos dentes amarelados ou manchados, e um dos fatores que contribuem para que isso aconteça é a alimentação, pois o consumo de café, vinho tinto, nicotina, suco de uva, beterraba, refrigerantes, chimarrão e alimentos condimentados escurecem naturalmente os dentes, nesses casos, o clareamento dental é uma solução perfeita para quem quer deixar os dentes mais brancos.
O procedimento pode ser feito tanto no consultório quanto em casa, porém, ambos precisam de acompanhamento profissional.
Algumas pessoas possuem sensibilidade, e nesses casos, diminuímos o tempo de aplicação e também a concentração do material, além de fazer uso de dessensibilizantes no consultório ou nas moldeiras, em casa.
Diferença entre os clareamentos:
Clareamento caseiro: é feito pelo próprio paciente, sob supervisão do dentista em visitas periódicas do paciente ao consultório. Confecciona-se uma moldeira para o paciente, de acordo com sua arcada dentária, onde o paciente irá aplicar um gel clareador e fazer usos diários.
Clareamento à laser: é utilizado um afastador bucal, aplicado uma barreira gengival fotopolimerizável, e em seguida aplica-se um gel clareador mais potente, desse modo, o paciente tem menos consultas e um resultado mais rápido.
Durabilidade: o tratamento torna-se muito mais eficaz e duradouro quando feito em conjunto.
