O que são Implantes e Próteses?
Os implantes dentários são dispositivos cilíndricos (pinos) feitos em titânio. Eles servem para substituir a raiz do dente perdido e dar suporte a uma prótese (dente), melhorando a aparência física, a função mastigatória, a qualidade de vida e a autoestima do paciente. Entretanto, para colocação cirúrgica do implante é necessário que o paciente tenha uma gengiva saudável e ossos capazes de sustentá-lo.
Já as próteses dentárias são estruturas utilizadas com o objetivo de reparar parcialmente ou totalmente o dente, substituir um ou mais dentes e outras estruturas, como gengiva e ossos.

Quais as indicações e benefícios dos implantes?
Os implantes dentários são indicados para restabelecer funções mastigatórias, fonéticas ou então, para melhorar a estética bucal do paciente. É um procedimento cirúrgico comum para reposição da perda de todos os dentes, de alguns ou de apenas um dente.
-
Estética: quando um paciente perde um dente, ocorre um processo chamado reabsorção óssea, o que pode alterar a expressão facial do paciente. A colocação do implante ajuda interromper essa reabsorção, diferentemente de próteses parciais ou pontes convencionais.
-
Durabilidade: os implantes são planejados para durarem pelo resto da vida do paciente, a depender de sua estrutura óssea.
-
Qualidade Mastigatória: como mencionado, ao contrário das dentaduras e das pontes convencionais, as próteses sobre implantes não concedem folgas, são mais estáveis e eficazes para manutenção da qualidade nutricional e comodidade do paciente.
O que é uma PRÓTESE TOTAL?
Conhecida popularmente como dentadura, as próteses totais são usadas quando o paciente não tem mais nenhum dente na boca. Para fazer essa reposição dentária, é utilizada, normalmente, uma prótese de resina acrílica. A vantagem desse modelo é um sorriso harmônico, e como desvantagem é que com o passar do tempo ela pode ir perdendo a estabilidade óssea e se tornar pouco confortável para mastigação, dificultando a adaptação do paciente.
O que é uma PRÓTESE PARCIAL?
Esse tipo de prótese dentária pode ser removível e é feita por uma estrutura metálica, de silicone ou de poliamida, que tem a função de reter os dentes originais que ainda estão saudáveis e substituir os dentes faltantes. É indicada para casos em que o implante não seja possível ser feito.
O que é uma PRÓTESE PROTOCOLO?
É um tratamento dividido em duas etapas, uma cirúrgica e uma protética. Na primeira etapa são instalados os implantes dentários na estrutura óssea, já na segunda etapa é confeccionada a prótese sobre os pinos de implantes. Após a instalação dos implantes, é necessário um período aproximado de 6 meses para que ocorra a osseointegração (união do pino de implante com o tecido ósseo). A prótese é fixa por meio de parafusos, o que favorece na manutenção feita pelo cirurgião dentista.
O que são os implantes de CARGA IMEDIATA?
É uma técnica de implantes que permite a colocação da prótese em tempo reduzido, seguro e funcional para o paciente. Uma prótese provisória será instalada logo após a cirurgia de colocação dos implantes, ajustada conforme as necessidades do paciente e confeccionado a prótese definitiva. Também é importante ressaltar que não são todos os pacientes que podem realizar esse tipo de implante, dependendo da avaliação do cirurgião dentista
.png)