
São finíssimas lâminas de porcelana, medindo cerca de 0,2 mm de espessura, aplicadas diretamente sobre a superfície dos dentes, envolvendo-os, e para isso, os dentes que receberão as lentes de contato são minimamente desgastados, com brocas, pelo cirurgião dentista, na camada mais superficial do dente, chamada de esmalte.
O que são lentes de contato dentais?

Quais os benefícios das Lentes de Contato Dentais?
Uma das principais funções das lentes de contato é estabelecer harmonia ao sorriso, no entanto, as lentes, além de proporcionar um sorriso branquinho e alinhado, também podem beneficiar o paciente de forma funcional, com uma melhor oclusão, melhorando, inclusive, a mastigação.
As lentes de contato também possuem o benefício da durabilidade, podendo estender-se por aproximadamente de 10 à 15 anos, dependendo, exclusivamente dos cuidados do paciente, sua higiene bucal e de suas visitas periódicas ao dentista.
Qual a diferença entre Lente de Contato e Faceta dental?
É muito comum que as pessoas confundam esses dois tipos de próteses, pois realmente são parecidos, mas a diferença estética é grande.
A principal diferença é que as lentes de contato dentais são laminados cerâmicos com espessura mais fina que as facetas, e isso influencia diretamente na forma de preparar o dente. Como a faceta é mais grossa, o desgaste no dente também será maior. Esse desgaste é essencial para deixar todos os dentes com a mesma inclinação e espessura.
Sendo assim, as lentes de contato serão para correções mais suaves, e as facetas para correções mais significativas, como dentes muito manchados, fora de posição ou com restaurações antigas.
Tanto as facetas quanto as lentes permitirão alterar o formato, tamanho e cor dos dentes, para que o sorriso fique natural e harmonioso.
Indicações e cuidados
As lentes de contato são a escolha certa para pacientes que:
-
Possuem dentes desgastados, lascados ou quebrados;
-
Têm diastemas (espaços entre os dentes);
-
Se incomodam com dentes manchados;
-
Possuem dentes desalinhados, ou que querem remodelar o formato dos dentes;
-
Querem restabelecer as funções mastigatórias ou fonéticas.
E para que as lentes durem por um maior período de tempo, alguns cuidados são necessários, como:
-
Boa higienização bucal;
-
Evitar alimentos muito duros;
-
Não roer as unhas;
-
Manter consultas frequentes com seu dentista para inspeções e limpezas
