1025863318092880
top of page
mature-father-with-small-son-indoors-in-bathroom-2022-02-02-04-52-24-utc.jpg

Odontopediatria

Somente o melhor para seus filhos, certo? Nós cuidamos da saúde bucal dos pequenos com muito amor e dedicação!

young-african-american-curly-girl-visiting-dentist-2022-05-11-00-36-27-utc.jpg
O que é odontopediatria?

Odontopediatria é uma especialização da Odontologia que cuida da saúde bucal de crianças, desde o nascimento até a adolescência.

O principal foco dessa especialidade é a promoção da consciência de criar hábitos saudáveis nas crianças, para que sejam mantidos ao longo de suas vidas.

 

Quando instruídos corretamente, tanto os pais quanto os filhos, uma forte tendência preventiva é gerada em relação a saúde bucal dos pequenos. 

Quais os problemas bucais mais comuns nas crianças?

Cáries, gengivite, periodontite, halitose, fluorose, biofilme dental, afta e Candidíase Pseudomembranosa (Sapinho) são doenças consideradas comuns, encontradas em crianças.

Gengivite e periodontite

O acúmulo de placa bacteriana pode ser maior quando a criança possui dentes tortos, respiração bucal, lesões, entre outras, causando uma gengivite, que é uma inflamação dos tecidos gengivais, deixando-os vermelhos e podendo sangrar durante a escovação. A gengivite quando não tratada pode evoluir para uma periodontite, que é uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam os dentes, o que pode causar dor, mau hálito, dentes soltos, gengivas muito vermelhas, gengivas sensíveis, perda de dente ou recessão gengival.

Afta e "sapinho"

 Conhecida popularmente como sapinho, é uma forma de infecção do fungo Candida Albicans, que geralmente acometem indivíduos que possuem o sistema imunológico comprometido ou pouco desenvolvido, causando uma condição de impacto na neonatologia, pois ocorre em 2 a 20% dos recém-nascidos.
Em geral, ela aparece na boca dos bebês logo nos primeiros meses. Isso em formato de placas brancas na bochecha, na língua e no palato, que “saem” quando são raspadas.

A candidíase pode aparecer após o uso de antibióticos, mas o hábito de colocar objetos na boca ajuda a fazer com que ela se instale. Para evitá-la, é preciso higienizar bem todos os objetos que a criança possa levar à boca, incluindo brinquedos, e cuidar bem da higiene bucal dos bebês.

Cárie

É causada por tipos específicos de bactérias, que produzem ácidos que corroem (desmineralizam) o esmalte do dente (camada mais superficial). Aos poucos, essa corrosão se transforma em pequenos buracos, atingindo a dentina (camada mais profunda). A maior causa é a limpeza bucal inadequada, pois os resíduos de alimentos e os germes presentes na boca não são removidos corretamente, favorecendo o surgimento de placas e cáries.
A cárie infantil, quando não tratada, pode prejudicar a estrutura dental, gerando complicações na adolescência e idade adulta. Portanto, um odontopediatra pode orientar com dicas valiosas sobre escovação, os tipos de escova e cremes dentais mais adequados, o momento de começar a usar o flúor e o fio dental. Tudo isso, na medida e frequência certas para acompanhar o desenvolvimento individual da criança.

Halitose

 Odor desagradável persistente no ar exalado, que geralmente não é grave, chamado comumente de mau hálito. É um concentrado de bactérias que aparece, seja pela falta de higiene bucal, seja por uma tendência natural da pessoa.

Fluorose

É uma patologia que afeta os dentes e que se desenvolve durante a sua formação, é desencadeada pela presença em excesso de fluoreto (ou flúor), e manifesta-se ao nível do esmalte dentário na forma de manchas brancas ou marrons e/ou defeitos anatómicos. Pode ser tratado por um profissional, no consultório odontológico.

Biofilme dental

É formada pelo acúmulo de restos de alimento e bactérias na boca, o que pode trazer uma série de problemas, como cáries, tártaro, gengivite e periodontite. A placa bacteriana é uma película pegajosa e incolor que adere à superfície externa dos dentes, que quando não removida ainda mole, endurecerá e ficará difícil de remover. Escovação regular e uso do fio dental podem ajudar a prevenir a formação dessas placas.

Inscreva-me
medicine-pediatric-dentistry-and-oral-care-concep-2022-05-10-23-53-53-utc.jpg

Que tal fazer uma avaliação? Inscreva-se abaixo que te chamamos!

Obrigado por enviar

whatsapp.png
bottom of page